terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Defesa de Tese- Correlação entre proficiencia em xadrez e desempenho lógico

Olá pessoal,

Olha que interessante pesquisa sobre o correlacionamento entre o xadrez e o desempenho lógico de alunos desenvolvida pelo Wilson da Federação de Xadrez do Paraná.

Se puderem prestigiem sua defesa de tese.


Prezados dirigentes da Liga Campineira de Xadrez,

Meu nome é Wilson da Silva, sou vice-presidente da Federação de Xadrez do Paraná, e sou pesquisador no campo do xadrez escolar.

No dia 23/02/2010, às 14h, na UNICAMP, irei defender a tese intitulada RACIOCÍNIO LÓGICO E O JOGO DE XADREZ: EM BUSCA DE RELAÇÕES. A defesa é pública e ocorrerá na Faculdade de Educação da UNICAMP.

O endereço é : Av. Bertrand Russell, 801 Cidade Universitária "Zeferino Vaz" 13083-865 - Campinas - SP – Brasil.

Em anexo estou enviando o resumo da tese e desejo, se possível, que vocês coloquem no site da Liga e convidem os interessados a participarem da defesa.

Aproveito o ensejo para desejar um bom Natal, prosperidade no novo ano e que vocês alcancem todos os seus objetivos.

Atenciosamente,

Wilson da Silva

RESUMO
O presente estudo teve por objetivo verificar se há correlação positiva entre os desempenhos no jogo de xadrez e na Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico (EDPL). A base teórica que subsidiou o estudo foi a Epistemologia Genética de Jean Piaget, sendo privilegiados os conceitos de real, possíveis e necessário. Participaram desta pesquisa trinta enxadristas alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Curitiba, que foram classificados, conforme seu grau de proficiência em xadrez, em três grupos com dez alunos cada: básico, intermediário e avançado. Para a composição do grupo de enxadristas avançados foi consultado o professor de xadrez da escola onde os participantes estudavam que indicou os dez alunos com melhor desempenho em competições, e também foi consultada a escala de proficiência em xadrez rating, que forneceu um elemento quantitativo do desempenho dos participantes avançados. Para a formação dos grupos de enxadristas intermediários e básicos também foi consultado o professor de xadrez da escola, que fez uma triagem prévia dos alunos para os dois grupos. Foram utilizados três tipos de instrumentos para coleta de dados: a escala para avaliação do nível de desenvolvimento cognitivo (Escala de Desenvolvimento do Pensamento Lógico - EDPL), os participantes jogaram partidas contra o computador, e também foi realizado um torneio de xadrez com o grupo de avançados. A análise dos dados foi dividida em quatro momentos principais: primeiro, foram analisadas as partidas jogadas contra o computador, cujo objetivo foi caracterizar e comparar os grupos básico, intermediário e avançado no tocante ao seu desempenho enxadrístico, e calcular seu índice de expertise no xadrez. Segundo, foram efetuadas comparações entre nível enxadrístico e desempenho na EDPL, que teve o objetivo de identificar quais provas da EDPL os participantes apresentaram melhor desempenho. Terceiro, foi feita uma comparação entre o desempenho no torneio de xadrez, que foi realizado com os participantes avançados, e o desempenho na EDPL, para verificar se os desempenhos foram semelhantes. E por último, foram efetuadas comparações entre sexo, idade e série escolar na EDPL, para verificar se houveram diferenças entre estas variáveis na EDPL. A análise dos dados mostrou que o desempenho geral na EDPL dos participantes avançados no xadrez foi superior 31,7% aos não-avançados (básicos e intermediários). Das quatro provas da EDPL que exigem nível cognitivo formal, os participantes avançados no xadrez tiveram desempenho superior em três delas: permutações, com desempenho 50% superior; probabilidade, com desempenho 27,15% superior; e curvas mecânicas, com desempenho 46,73% superior. Dessa forma, os dados apresentados permitem afirmar que existe uma correlação positiva entre nível enxadrístico e o desempenho na EDPL.






2 comentários:

  1. youtube.com ▷ youtube.com youtube.com youtube
    youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube mp4 youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.com youtube.

    ResponderExcluir